Mecanica Maranello | Dicas para manutenção do carro, sugestões básicas

Dicas para manutenção do carro, sugestões básicas

Dicas-para-manutenção-do-carro-sugestões-básicas-01

Dicas para manutenção do carro, sugestões básicas

Dicas-para-manutenção-do-carro-sugestões-básicas-01

Para fazer a manutenção do carro de modo preventivo é necessário ficar atento com alguns equipamentos fundamentais para o funcionamento do veículo e segurança de seus usuários.

O automóvel exige alguns cuidados básicos para ter uma durabilidade longa. Se forem bem tratados, os carros mais novos, lançados em média há dez anos, podem rodar por muitos anos sem maiores problemas. Essas medidas preventivas representam economia e segurança, garantem a valorização do automóvel na hora da revenda. Clique nos itens abaixo e veja algumas dicas para conservar e prologar a aparência e a vida de seu veículo.

Preste atenção no balanceamento e alinhamento para a manutenção do carro

Balanceamento e alinhamento são essenciais para que o carro fique em ordem. Faça também os rodízios de pneus, pois ajudam com a economia deles e do combustível. Recomenda-se executar esses serviços a cada 10000 quilômetros para evitar o desequilíbrio do carro e o desgaste do sistema de suspensão e da direção. Anote para não esquecer esse procedimento de manutenção do carro.

Cambagem: aprenda a fazer a manutenção

Cambagem é o ajuste que determina o ângulo entre o chão e a linha vertical da roda. O controle disso influencia as características de rolamento das rodas. Para saber se existe um problema com esse item fique atento ao desgaste irregular dos pneus.Oficinas especializadas fazem a leitura da inclinação por meio de sensores eletrônicos. Lembre-se de chegar isso durante a manutenção do automóvel a cada 1000 quilômetros.

Manutenção do Catalisador

Esse é um equipamento instalado no escapamento com a função de transformar substâncias poluentes em gases menos nocivos à atmosfera. Se você optar por abastecimentos em locais mais confiáveis, esse item pode durar 80000 quilômetros. Porém, está sujeito a danos especialmente por estar instalado na parte inferior do carro.

Para fazer a manutenção dessa parte do carro, evite entrar em poças de água profundas e procure desviar de pedras maiores, que podem causar estragos. Catalisador danificado polui mais, pois perde sua função de filtro, já que seus elementos internos, de cerâmica, se desfazem e não conseguem mais transformar os gases. Além do mal à atmosfera você terá problemas com o custo de um novo, que é bem caro.

Manutenção de carros: cinto de segurança

O cinto é uma ferramenta essencial para assegurar a vida das pessoas que utilizam o carro, precavendo-os de consequências graves em casos de acidentes. Para garantir sua eficiência verifique sempre se os engates e os pontos de fixação da peça estão bem conservados e presos. As tiras do cinto de segurança devem estar bem costuradas e sem folgas. A manutenção dessa peça do carro inclui uma limpeza regular. Um pano umedecido com um detergente suave é indicado para manter as tiras limpas.

Manutenção do veículo: resumo

– Equipamentos de Emergência

Verifique a data de validade e as condições de conservação de elementos de segurança, como por exemplo, estepe, extintor de incêndio e o triângulo de sinalização no carro.

– Escapamento

Com a utilização constante do escapamento sofre desgaste provocado pelos resíduos corrosivos de combustível e óleo, que deve ser trocado sempre que apresentar buracos ou rachaduras, para não comprometer o bom desempenho do motor. Por isso, fique atento a qualquer sinal de danos a essa peça e faça a troca e manutenção.

– Faróis do veículo

Fazer revisão com periodicidade dos faróis do carro é necessário para garantir a segurança dos passageiros e motoristas. Veja se a regulagem está exata e se não há lâmpadas queimadas.

– Limpador De pára-brisa

Esse é um equipamento de primeira necessidade, pois traz segurança em época de chuva. Verifique periodicamente a pressão do braço do limpador, a borracha das palhetas (se ela passa e deixa marcas no vidro, está na hora de trocá-las), bem como o jato do esguicho de água do pára-brisa.

/ Dicas

Share the Post

About the Author

Comments

No comment yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *